Descarte de alimentos: você sabe como realizar da forma correta?
No mês do Meio Ambiente, o descarte correto de alimentos é uma pauta importante e constante em nosso dia a dia.
 
O descarte incorreto de alimentos pode oferecer vários malefícios, desde mau odor até a atração de insetos e roedores.
 
Outro problema ocasionado pelo descarte incorreto dos alimentos é o aumento do lixo. Quanto maior a produção de lixo, mais lugares serão necessários para descartá-los. Este cenário acarreta problemas ainda maiores, já que não existem, no caso dos lixões, tratamentos para os rejeitos e proteção para o solo. 
 
O descarte de lixo também é considerado inadequado quando os restos de alimentos são encaminhados para rios e mares.
 
Mas a nossa principal dúvida é: o que fazer com a sobre de alimentos, certo? Então acompanhe nossa matéria e surpreenda-se com a resposta:

Destino das sobras de alimentos:

• Compostagem de resíduos
Caso não tenha como reaproveitar os alimentos, a melhor possibilidade é a compostagem: neste processo, o lixo orgânico é transformado em fertilizante. 
 
A compostagem pode ser realizada em escala industrial, para criação de fertilizante orgânico, mas também em casa e apartamentos. Clique aqui e siga as orientações do site TrilhoAmbiental para saber mais sobre este processo.
 
• Reaproveitamento
A comida congelada é uma solução contra o desperdício e reaproveitada na próxima refeição. Outra saída seria a doação de alimentos. Sejam refeições prontas ou não, é preciso evitar o desperdício e alimentar a caridade com boas ações.
 
• Restaurantes
Para estabelecimentos, existem leis para o tratamento de lixos com relevâncias ambientais.  
 
A separação adequada inclui as modalidades em descarte: orgânico, papéis e embalagens. Existem empresas especializadas em limpeza urbana que, por meio da instalação de equipamentos, oferecem a separação, coleta e envio do lixo para o local correto. 
 
A coleta de óleos e gorduras são encaminhadas às empresas especializadas, que oferecem um comprovante ao restaurante que será apresentado à fiscalização que promove visitas periódicas.
 
• Em domicílio
É incrível a modalidade de receitas que existem com cascas. Por exemplo, as cascas fininhas de batatas podem virar deliciosos chips ou petiscos e, como mencionado acima, também podem se destinar à compostagem.
 
Já o óleo vegetal pode ser reciclado. Basta armazená-lo em um recipiente e levá-lo até um local de coleta.
 
• Dica do Rafa’s
Para evitar desperdício de alimentos e em seu bolso, faça um cardápio semanal. Compre apenas o que for consumir na semana e usufrua de diversos benefícios, entre eles: economia na renda familiar e disponibilidade de alimentos frescos, sempre.
 
Aproveite faça seu pedido semanal no delivery do Rafa’s Super Varejão. Conte com alimentos fresquinhos, selecionados e perfeitos para o sucesso de suas receitas. 
Fale com a gente:
Loja 1 – (16) 99732 6486 / (16) 3724 3058
Loja 2 – (16) 99155 0370 / (16) 3721 3021
Loja 3 – (16) 3724 2888

Todas as notícias