O bolo queimou? Vixi, o bolo assou demais e ficou com aquela casca escura! Calma, não jogue fora. Experimente raspá-lo delicadamente com a parte fina do ralador e depois retire os farelos usando um pincel.
O mel cristalizou? Deixe-o molinho de novo colocando o vidro no micro-ondas na potência média por cerca de 30 segundos.
Carne macia: use bicarbonato de sódio! Principalmente se for preparar músculo, costela, lagarto ou coxão duro. Uma colherzinha no tempero basta.
Bacon sequinho e sem sujeira: faça no micro-ondas! Forre um prato com duas folhas de papel toalha, coloque as fatias de bacon e cubra com mais duas folhas de papel. Leve ao micro-ondas por 3 minutos e observe a cada 30 segundos se está no ponto.
Esqueceu de descongelar a carne? Coloque-a em uma vasilha com água e algumas gotas de vinagre. A acidez presente no vinagre acelera o descongelamento das partículas.
Seu bolo de chocolate fica seco? Acrescente à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.
Pudim lisinho: não bata a massa no liquidificador! Isso evita que ela incorpore muito ar, o que deixa o doce cheio de buraquinhos. No lugar do liquidificador, use um batedor de mão, o fouet.
O purê ficou mole? Salpique um pouco de leite em pó na receita para deixá-lo cremoso de novo.
Arroz soltinho: siga a proporção de água – 2 xícaras de água para cada uma de arroz. Depois do arroz cozido, faça um furo no meio dele com um garfo e adicione uma colher de sopa de vinagre, vai ajudar a deixá-lo mais solto.
Tomate sem pele: coloque-o em água fervente por 5 minutos. Depois disso, você poderá descascá-lo com muito mais facilidade e rapidez.