Será que tomate é tudo igual?

Existem centenas de tipos de tomates em todo o mundo. A versatilidade dessa fruta – sim, o tomate é uma fruta! – garantiu o seu sucesso e lugar cativo em receitas de diversas nacionalidades, inclusive no Brasil.

Aliás, o tomate vai além de ingrediente para o molho do macarrão ou para a salada do dia a dia, ele também pode ser utilizado para fazer geleias, ensopados, sucos, doces, sopas e o que a criatividade permitir.

Além de versátil e saboroso, o tomate oferece inúmeros benefícios para a saúde. Primeiro vamos conhecer alguns dos tipos mais comuns por aqui e, depois, os benefícios dessa fruta. Vamos lá?

Tipos de tomates mais comuns no Brasil

O clima do Brasil permite o cultivo de diversos tipos de tomates. Mas os mais populares são:

Será que tomate é tudo igual?

Tomate longa-vida

Também conhecido como tomate salada, esse tipo de tomate está no topo da lista dos mais comuns no Brasil. Ele possui maior concentração de água e sabor menos intenso, sendo ideal para saladas ou geleias. E se você já visualizou aquela bela macarronada, saiba que, por ser mais ácido, esse tomate não é indicado para molhos.

E por que ele recebeu o nome de "longa-vida"? Por ser resistente e durar mais tempo que os demais.

Será que tomate é tudo igual?

Tomate Italiano

Com formato alongado, mais carnudo, com sabor mais acentuado, adocicado e menos ácido. Esse é o tomate italiano, o tipo ideal para fazer molhos. Claro que ele pode ser utilizado para outros preparos, mas se quiser o molho perfeito, use o tomate italiano.

Mas atenção! Por ser mais sensível, ele amadurece e estraga bem mais rápido que o "longa-vida".

Será que tomate é tudo igual?

Tomate-cereja

Pequeno, adocicado, com sabor delicado e refrescante. Com essas características, o tomate-cereja é considerado ideal para aperitivos e saladas mais finas. Por isso, junto com o sweet grape - que vamos conhecer a seguir - é considerado um tomate gourmet.


Será que tomate é tudo igual?

Tomate sweet grape

O sweet grape é geralmente confundido com o tomate-cereja, mas eles não são iguais. O sweet grape possui o formato bem parecido com o tomate italiano, mas numa versão mini, como uma uva, daí vem o seu nome.

Mas a diferença com o tomate-cereja não para por aí, o sweet grape é mais adocicado, equilibrando doçura e acidez, sendo o mais recomendado para o preparo de drinks e sucos, por exemplo.

Será que tomate é tudo igual?

Tomate Holandês

Por fim, um tipo que ainda não é tão popular, mas que vem ganhando espaço nas bancas do país é o tomate holandês – ou tomate de penca - aquele vendido com o ramo.

O tomate holandês tem sabor adocicado e não é muito ácido, podendo ser utilizado em diversos preparos, como saladas, sucos e molhos.

Dica importante ao comprar o tomate holandês: observe se o ramo está bem verdinho, pois se estiver com um tom marrom, ele não está bom para o consumo.

Principais benefícios do tomate à saúde

Com poucas calorias, rico em fibras e diversos nutrientes, o tomate oferece vários benefícios à saúde. De modo geral, ele é rico em licopeno, vitaminas A, B, C e K e minerais, como cálcio, fósforo, potássio, ferro e magnésio.

O nutriente de maior destaque é o licopeno, um carotenoide responsável pela cor avermelhada do tomate. O licopeno é considerado um potente antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Com tantas vitaminas e nutrientes, entre os diversos benefícios do tomate, podemos destacar:

  • Previne doenças cardiovasculares: por seu alto teor antioxidante, o tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis. Além disso, ele é uma ótima fonte de fibras, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim.

    Aliás, devido ao seu alto teor de fibras, o tomate auxilia no emagrecimento – pois controla o apetite -, melhora a prisão de ventre e ajuda a controlar a diabetes. E mais, por ser fonte de importantes minerais, como o potássio, ele também ajuda a regular a pressão arterial.
  • Fortalece o sistema imunológico: a vitamina C e os antioxidantes do tomate ajudam no fortalecimento do sistema imune do organismo e no combate aos radicais livres, evitando o surgimento de doenças.
  • Melhora a saúde dos ossos: o tomate é uma ótima fonte de vitamina K, responsável por ativar a osteocalcina, proteína importante para os ossos.
  • Previne a anemia: a vitamina C presente no tomate ajuda na absorção do ferro que, por sua vez, evita a anemia.
  • Cuida da visão, da pele e do cabelo: por ser rico em carotenoide licopeno, o tomate também auxilia na manutenção da saúde da visão, da pele e do cabelo. Além disso, a ação antioxidante e a vitamina C previnem o envelhecimento precoce da pele e auxiliam na cicatrização.

Dica do Rafa´s

Que tal inovar e tentar algo bem diferente com o tomate? Por isso, a dica do Rafa´s de hoje é uma geleia de tomate com especiarias.

Será que tomate é tudo igual?Para a receita vamos precisar de:

  • 1 kg de tomate tipo "longa-vida" maduro;
  • 500 g de açúcar de sua preferência (pode ser açúcar cristal, orgânico, demerara);
  • Caldo de ½ limão;
  • 1 pau de canela, 3 cravos e gengibre em pó a gosto.

Para começar, higienize bem os tomates, corte-os e retire as sementes. Bata os tomates picados no liquidificador e passe por uma peneira fina. Coloque essa mistura em uma panela, acrescente o caldo de limão, o açúcar e as especiarias e deixe ferver em fogo baixo até obter a consistência de geleia. Mas fique atento e mexa de vez em quando para não grudar. Quando estiver pronta, retire os cravos e o pau de canela.

Agora, é só aproveitar a versatilidade dessa receita para saborear essa deliciosa geleia de tomate e seus benefícios.

E para garantir os seus tomates e muitos outros ingredientes, corra para o Rafa's! Você também pode aproveitar o nosso delivery.

Entre em contato conosco:
Loja 1: (16) 997326486 / (16) 3724-3058
Loja 2: (16) 9915-0370 / (16) 37213021
Loja 3: (16) 3724-2888

Todas as notícias