Você já ouviu dizer que as raízes são repletas de nutrientes?
E é isso mesmo! A raiz é uma das partes mais importantes de uma planta, sendo responsável pelo seu desenvolvimento, por isso, ela concentra importantes nutrientes.
Algumas raízes são comestíveis e, devido a essa grande variedade nutricional, oferecem inúmeros benefícios para a saúde. Mas que raízes são estas?
Sabe aquele vegetal que se desenvolve abaixo da terra? Ele pode ser uma raiz comestível.
Existem diversas raízes comestíveis. Algumas são mais populares, outras menos conhecidas. Listamos algumas delas e alguns de seus nutrientes e benefícios, embora a lista seja extensa.
A beterraba possui vitaminas A, C e do complexo B. Ela também é composta por minerais importantes, como cálcio, zinco, ferro, manganês e potássio, além de conter ácido fólico, fibras e antioxidantes.
Com tantos nutrientes, alguns de seus benefícios mais conhecidos são fortalecer o organismo e a imunidade e auxiliar na prevenção e cuidado da anemia.
O rabanete tem como principal característica o seu sabor picante. Mas esta raiz não se destaca apenas por isso, ela possui importante teor de fibras, água, vitamina C e cálcio.
Com isso, o rabanete auxilia na digestão e na hidratação do corpo, possui ação antioxidante, melhora a imunidade e ajuda a reduzir o colesterol.
Uma das raízes mais populares, a cenoura é conhecida por ser rica em vitamina A. Mas ela também é fonte de cálcio, ferro, manganês, potássio, fibras e vitaminas K, C, E e do complexo B. E o destaque vai também para o antioxidante betacaroteno, que dá cor à cenoura e faz muito bem à saúde.
Quem nunca ouviu o conselho de que comer cenoura faz bem para os olhos?
Esta afirmação está corretíssima! E além da saúde dos olhos, a cenoura ainda é benéfica para os músculos, a pele, os cabelos e as unhas. Ela ainda ajuda na digestão e no fortalecimento do sistema imunológico.
Muitos fazem cara feia para esta raiz, muito popular em várias regiões do Brasil. Estamos falando do inhame, que é versátil, acessível e oferece inúmeros benefícios para a saúde.
O inhame possui carboidratos complexos aqueles de baixo índice glicêmico -, vitaminas C e do complexo B, fibras, antioxidantes e minerais, como cobre, potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio.
Assim, esta raiz auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce e ainda ajuda a manter a saúde cardiovascular.
O gengibre merece a fama que tem!
De sabor intenso e picante, esta raiz faz muito bem à saúde, pois é rica em fibras, potássio, magnésio, cobre e vitaminas do complexo B. E mais! O gengibre é um potente antioxidante e anti-inflamatório, possuindo, inclusive, ação analgésica.
Conhecido por suas propriedades medicinais, o gengibre ajuda a aliviar enjoo, age como descongestionante, fortalece a imunidade, aumenta a circulação sanguínea e reduz inflamações.
Pouco conhecido, mas com muitos benefícios. O nabo possui baixo índice glicêmico e baixas calorias, fibras, vitamina C, potássio, cálcio e magnésio.
Entre os inúmeros benefícios desta raiz, ela contribui para a saúde da pele, ossos e olhos, ajuda a reduzir a pressão arterial, regula o trânsito intestinal e, por ser constituída na sua maioria por água, auxilia na hidratação do corpo.
Muitos conhecem a cúrcuma como um condimento em pó, mas a parte usada na sua produção é justamente a raiz.
Assim como o gengibre, a cúrcuma possui importante ação antioxidante e anti-inflamatória. Ela ajuda na prevenção do câncer, reduz o colesterol, auxilia no cuidado da pele, possui ação digestiva e efeito cicatrizante.
A lista de benefícios desta pequena raiz é extensa, por isso ela é milenarmente conhecida e utilizada como uma raiz medicinal.
Na Dica do Rafa´s de hoje, vamos fazer algo bem diferente, mas muito saudável. Que tal um sorvete de inhame e chocolate?
Para a nossa receitinha vamos precisar de:
Lembrando que você pode adaptar os ingredientes desta receita. O importante é não deixar de aproveitá-la. Agora, vamos para o modo de preparo!
No liquidificador, bata o inhame com o cacau em pó, o açúcar mascavo, a essência de baunilha e o leite vegetal. Depois que virar um creme homogêneo, distribua essa mistura em forminhas de gelo e leve ao congelador por 12 horas.
Após este tempo, retire as forminhas do congelador, desenforme e bata novamente no liquidificador. Mas atenção! Caso o seu liquidificador não bata gelo, espere o creme descongelar o suficiente para poder batê-lo. Depois é só servir e aproveitar!
Gostaram das nossas dicas? Então, corra para o Rafa's e garanta as suas raízes! Você também pode aproveitar o nosso delivery.
Entre em contato conosco:
Loja 1: (16) 997326486 / (16) 3724-3058
Loja 2: (16) 9915-0370 / (16) 37213021
Loja 3: (16) 3724-2888