6 tipos de abóbora e como usá-las

Saiba qual abóbora escolher para cada receita

A abóbora é muito nutritiva e versátil. Com certeza, você já deve ter se deparado com inúmeras receitas com este ingrediente: purê, salada, creme, sopa, pão, bolo, doce, massa, com camarão, com carne seca e muitas outras.


Mas você sabe qual abóbora escolher para cada receita? A gente te ajuda.

1 – Abóbora-de-pescoço ou abóbora-seca
É grande, podendo pesar até 15 quilos, e sua casca é verde e alaranjada. Sua polpa é bem fibrosa e úmida, podendo ser usada no preparo de pães, bolos, salgados e saladas, se ralar bem fino. É perfeita para fazer doce de abóbora.

2 –Abóbora-moranga
Tem cor alaranjada, tanto na casca quanto na polpa e sabor levemente adocicado. É usada para fazer o famoso camarão na moranga e também no preparo de sopas, cremes, purês e refogados.

3 – Abobrinha-italiana
É bem fácil de achar em feiras e mercados. Sua casca é bem fina e até pode ser consumida junto com a polpa. Cozinha bem rápido e possui bastante água. Recomendada para refogar, rechear, grelhar e usar na salada.

4 – Abóbora-cabotiá ou abóbora-japonesa
Tem o mesmo formato da moranga, também tem a polpa alaranjada, mas sua casca é verde-escuro. Usada especialmente em pratos salgados, como nhoques de abóbora e purê, além de ser ótimo acompanhamento para carne seca. Depois de cozida, a polpa é bem macia.

5 – Abobrinha-menina-brasileira
Também chamada de abóbora manteiga, esse tipo é a clássica abobrinha. Tem cor menos alaranjada na polpa, sabor suave e menos adocicado. A forma de preparo mais comum é refogada.

6 – Abóbora-d’água
Também conhecida como melão-de-inverno, ela é queridinha de programas de emagrecimento. Porque além de saborosa, é nutritiva e tem poucas calorias.
É consumida in natura, mas também em ensopados, curry e receitas doces.

Abuse da versatilidade dessa queridinha e, claro dos seus benefícios. Ela é fonte de proteína, magnésio, potássio, antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e muito mais.

Todas as notícias