Você pode ter uma preferida, mas sabe qual é melhor pra saúde?
A batata-doce ganhou fama nos últimos tempos e virou aliada das dietas e tendência no universo fitness. A batata-inglesa é amada há muito tempo, em todas as suas formas de preparo: cozida, frita, chips, purê, em conserva, recheada, etc.
Mas qual delas é mais nutritiva e saudável? A gente esclarece.
Esses doistubérculos são muito saborosos e importantes para a alimentação, mas algumas diferenças fazem a batata-doce sair ganhando nessa disputa.
Compare os valores nutricionais:
CALORIAS (Kcal)
Batata-inglesa – 52 cal
Batata-doce – 77 cal
CARBOIDRATOS
Batata-inglesa – 11,9 g
Batata-doce – 18,4 g
FIBRAS
Batata-doce – 2,2 g
Batata-inglesa – 1,3 g
CÁLCIO
Batata-doce – 17 mg
Batata-inglesa – 4 mg
POTÁSSIO
Batata-inglesa – 161 mg
Batata-doce – 148 mg
VITAMINAS
Batata-doce – 23,8 mg
Batata-inglesa – 3,8 mg
Apesar da batata-doce ser mais calórica, pois contém maior quantidade de carboidratos, ela tem vantagens em fibras, vitaminas e sais minerais.
As fibras colaboram com o bom funcionamento do intestino, por participarem da formação do bolo fecal, além de proporcionarem mais saciedade e ajudarem a diminuir a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo, protegendo a saúde vascular.
Outra desvantagem da batata-inglesa é o alto índice glicêmico, que faz a glicose e a insulina dispararem no sangue. Em excesso, a insulina incentiva o armazenamento de gordura, sobretudo na região abdominal.
Claro que você não deve excluir a batata-inglesa do seu cardápio. Essa delicinha não é nossa inimiga, ela tem nutrientes importantes. Mas procure consumi-la de forma equilibrada, junto com uma boa porção de salada, por exemplo. As fibras dos vegetais irão reduzir o índice glicêmico da sua refeição.
E claro, quando for consumir qualquer uma das batatas, evite exageros, as versões industrializadas, fritas e acompanhamentos muito calóricos. O ideal é consumir, no máximo, metade de uma batata por dia.