Conheça o poder das frutas vermelhas

O consumo regular de frutas é essencial para uma alimentação equilibrada e saudável. E dentro do saboroso universo das frutas, existe um poderoso grupo rico em nutrientes, capaz de proporcionar inúmeros benefícios para o organismo. Estamos falando das frutas vermelhas.

De maneira geral, as frutas vermelhas são ricas em vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, além de serem antioxidantes e anti-inflamatórias. Com isso, elas protegem o organismo contra os radicais livres, auxiliam no funcionamento do intestino, fortalecem a imunidade, previnem o envelhecimento precoce e auxiliam no funcionamento das células.

E não para por aí! As frutas vermelhas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, evita o diabetes, auxilia na perda de peso, contribui para a saúde ocular, combate a prisão de ventre, ajuda a controlar a pressão arterial, diminui o colesterol ruim, combate a anemia. Ufa! São muitos os benefícios das frutas vermelhas. E citamos apenas alguns, hein.

Mas, afinal, quais são as frutas que fazem parte desse grupo?

Quando falamos em frutas vermelhas, logo pensamos na famosa combinação: morango, mirtilo e framboesa. Mas também fazem parte deste seleto grupo: melancia, cereja, açaí, acerola, amora, romã, maçã, caqui, ameixa etc.

Algumas das principais frutas vermelhas e seus benefícios

Agora, vamos conhecer algumas das principais frutas vermelhas e os benefícios que elas oferecem para a nossa saúde. Lembrando que a lista dessas frutas e benefícios é bem maior, trouxemos apenas alguns exemplos.

Mirtilo
Fruta rica em cálcio, potássio, magnésio, flavonoides e vitaminas B6, B9 e C. O mirtilo ajuda na prevenção de doenças oculares, previne a perda óssea, auxilia na saúde cardíaca, na cognição e combate inflamações.

Melancia
A melancia possui fibras, magnésio, potássio e vitaminas A e C. Por possuir grande quantidade de água, a melancia é um excelente diurético, mas ela também melhora a saúde do coração, ajuda na digestão, reduz a inflamação corporal, fortalece o sistema imunológico e previne problemas oculares.

Morango
O morango é uma ótima fonte de vitamina C, e devido à presença de antioxidantes, ele ajuda no combate a inflamações, previne o envelhecimento precoce, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim.

Acerola
Que a acerola contém muito mais vitamina C do que a laranja não é novidade. Mas essa frutinha vai além e também é fonte de ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. Quer fortalecer o sistema imunológico e dar aquela forcinha para a renovação celular? Então, inclua a acerola no seu cardápio.

Amora
Além de saborosa, a amora é rica em vitaminas A e B, antioxidantes, cálcio, ferro e fósforo. Ela auxilia na redução do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias, previne o diabetes, fortalece o sistema imunológico, ajuda na produção de colágeno e previne doenças inflamatórias.

Framboesa
A framboesa nos oferece proteínas, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e fósforo. A framboesa ajuda a tratar inflamações nas gengivas e na garganta, previne doenças do fígado, doenças cardiovasculares, colabora para a saúde ocular, além de proteger contra o envelhecimento precoce.

Frutas vermelhas e a saúde do cérebro

Existem alimentos que, devido aos nutrientes que oferecem, também podem ser grandes aliados da saúde do cérbero e da memória. Entre esses alimentos estão as frutas vermelhas.

Estudos apontam que os flavonoides - substância que pode ser encontrada nas frutas vermelhas - atuam de forma benéfica no cérebro, podendo, inclusive, retardar o declínio da memória. Isso ocorre devido os flavonoides apresentarem elevada ação antioxidante e anti-inflamatória, que favorece a circulação do sangue e interfere na atuação dos neurotransmissores. Em outras palavras, as frutas vermelhas contribuem para a saúde do cérebro, protegem os neurônios e auxiliam na manutenção da memória, mantendo-a ativa.

Estamos dando destaque para as frutas vermelhas, mas entram nessa lista: laranja, abacate, banana, kiwi, uvas, etc. Vale a pena incluir todas essas frutas no seu dia a dia como forma de garantir o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive do cérebro.


Dica do Rafa's

O ideal é consumir as frutas frescas, pois dessa forma podemos aproveitar melhor os nutrientes que elas oferecem. Mas também é possível utilizá-las em diversas receitas e assim incentivar o seu consumo. Por isso, a Dica do Rafa's de hoje é uma receita rápida, prática, saborosa e, claro, nutritiva. Vamos aproveitar a famosa combinação de morango, framboesa e mirtilo e preparar uma deliciosa geleia de frutas vermelhas. Vamos lá?

Para essa receita vamos precisar de:

  • 350 g de frutas vermelhas (morango, mirtilo e framboesa);
  • ½ xícara (chá) de açúcar;
  • ¼ de xícara (chá) de água;
  • Caldo de limão a gosto.

Coloque em uma panela as frutas cortadas em pedaços pequenos, o açúcar, a água e o suco de limão. Leve ao fogo baixo, mexa, tampe e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Depois desse tempo, veja se está no ponto desejado. O ideal é quando todos os ingredientes estão dissolvidos e dá para ver o fundo da panela. Mas se preferir, pode acrescentar mais água para deixá-la numa textura mais mole. Deixe esfriar e coloque em potes com boa vedação. Conserve por até 15 dias na geladeira.

É possível fazer essa geleia utilizando somente uma das frutas, como o morango ou o mirtilo. Também pode substituir o açúcar comum pelo demerara. A receita continuará deliciosa!

Quer garantir as suas frutas vermelhas? Então, corre para o Rafa's! Mas se não quiser vir pessoalmente não tem problema. Você pode optar pelo delivery do Rafa’s Super Varejão.

Entre em contato conosco:
Loja 1 - (16) 99732 6486 / (16) 3724 3058
Loja 2 - (16) 99155 0370 / (16) 3721 3021
Loja 3 - (16) 3724 2888

 

 

 

 

Todas as notícias