Estou com intolerância à lactose, e agora?

Saiba como driblar esse problema e substituir o leite de origem animal

Você foi diagnosticado com intolerância à lactose e está preocupado em como lidar com isso? Fique tranquilo. A intolerância não é uma doença, é apenas uma incapacidade do seu organismo em digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite e seus derivados.

Ela pode ser controlada com dieta e medicamentos, se o médico julgar necessário. A princípio deve-se suspender o consumo de lácteos para aliviar os sintomas, que envolvem distensão abdominal, cólicas, diarreia, excesso de gases, náuseas e fezes mais ácidas, que provocam

ardor anal e assaduras.

Difícil cortar o leite, o queijo, o sorvete e outras coisas tão gostosas, né? Mas o mercado vem oferecendo cada vez mais produtos zero lactose e também leites vegetais, uma alternativa para fugir do leite de origem animal. Já existe leite de soja, amêndoas, nozes, arroz, aveia, coco e quinoa, por exemplo.

Além de encontrá-los prontos para consumir, você também pode prepará-los em casa, para aproveitar ao máximo seus nutrientes e sabor.

E claro, deve encontrar outras fontes de cálcio, que é um mineral fundamental para o nosso organismo, especialmente no desenvolvimento de ossos e dentes.

Onde encontrar cálcio além do leite? Em verduras de folhas verdes, como brócolis, couve, agrião, couve-flor e espinafre. Assim como em feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, alguns temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos.

Viu como não faltam opções? Dá pra conviver facilmente com a intolerância à lactose seguindo as orientações do seu médico e contando com a ajuda de um nutricionista, que pode desenvolver um cardápio adequado e acessível ao seu dia a dia.

Todas as notícias