Chegou a primavera! Durante esta estação, as plantas trocam suas folhas e a maioria das espécies entra no ciclo reprodutivo. E para quem acha que esse cenário é privilégio das flores, saiba que também é a época de safra de grande variedade de frutas, verduras e legumes, tornando mais fácil nosso acesso a diversos alimentos que se encontram mais frescos e abundantes.
Os alimentos da primavera são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e alguns deles, como é o caso da ervilha, são ricos também em proteínas. Ingredientes deliciosos que convidam para a prática de uma dieta saudável, nutritiva e equilibrada.
Na primavera, temos frutas maravilhosas que podem ser comidas cruas, mas rendem boas receitas como sucos, tortas, bolos, mousses e até em saladas como a manga, por exemplo.
Frutas da estação: abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba,
jaca, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão, manga, maracujá, melancia,
melão, mexerica, morango, nêspera, tangerina, pêssego e pitanga.
Frutas são fundamentais em qualquer dieta balanceada, e devem ser consumidas diariamente. Elas ajudam a proteger o nosso corpo, aumentando nossas defesas contra viroses e outras doenças. Também fornecem vitaminas como a A, C e E, e minerais, como potássio, zinco, cálcio e magnésio, além de fibras alimentares que ajudam a regular o organismo.
Abobrinha, abóboras, alcachofra, batata-doce, cará, berinjela, beterraba, ervilha, inhame, tomate, cenoura, pepino e pimentão amarelo são os legumes que estarão mais frescos a partir de setembro. Tem alguns que são ótimos para cozinhar, refogar, fazer bolos e até caldos: cenoura, inhame, cará, ervilha.
Entre os alimentos da primavera, podemos também apreciar as verduras que estão presentes nessa estação: almeirão, aspargo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívia, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, folhas de nabo e rabanete.
E para aproveitar o frescor da estação mais florida do ano, que tal um molho que traz em sua composição a forma literal do ditado: “Unir o útil ao agradável”! No preparo desse Molho Pesto, o manjericão, que compõe a receita tradicional, será substituído por folhas de couve-flor! Além de saborear uma iguaria da culinária italiana, também evitará o desperdício, ao aproveitar todas as partes da hortaliça!
Ingredientes
¼ xícara de azeite extra virgem;
1 xícara de folhas de couve-flor;
¼ xícara de amêndoas ou de castanhas de cajú;
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
1 dente de alho e
Sal a vontade
Modo de preparo:
Lave e seque bem as folhas da couve-flor. Retire das folhas a parte dos talos mais grossos, corte grosseiramente e, só então, meça a porção de 1 xícara.
Junte todos os outros ingredientes, misture bem e bata em um liquidificador ou processador de alimentos (parando algumas vezes, se achar necessário, para empurrar os ingredientes para baixo). Se não for utilizá-lo imediatamente, guarde em pote tampado, na geladeira, por até 5 dias.
Este Molho Pesto de folhas de couve-flor, poderá ser congelado pronto: coloque-o em forminhas de gelo até ficarem firmes, depois retire-os e guarde em saquinhos plásticos bem fechados. Para utilizar, descongele de um dia para o outro em temperatura ambiente.
Dica do Rafa’s:
Você pode substituir o “verdinho” desse Molho Pesto por folhas de espinafre, agrião ou rúcula. E, além de utilizá-lo como acompanhamento de massas, saboreá-lo em Bruschettas, sanduíches e carnes.
A gente sabe que o dia a dia é corrido e pode faltar algum ingrediente na hora do preparo de suas refeições, mas não se preocupe, conte com nosso delivery! Rafa’s Super Varejão.
Fale com a gente:
Loja 1 – (16) 99732 6486 / (16) 3724 3058
Loja 2 – (16) 99155 0370 / (16) 3721 3021
Loja 3 – (16) 3724 2888