Que tal diminuir o uso de sacolinhas plásticas quando for ao varejão, mercado, farmácia ou lojas? É uma atitude simples, fácil de ser executa e que pode fazer um bem danado ao meio ambiente.
Elas têm um alto custo ambiental, já que para ser produzida consome petróleo ou gás natural, água e energia, além de liberar efluentes e emitir gases tóxicos. Outro grande problema é o descarte incorreto, que pode entupir bueiros, poluir ou ser ingerida por animais. Uma pequena quantidade chega a ser reciclada e sua decomposição é lenta.
Portanto, cabe a cada um de nós lutar contra esse problema ambiental. Alguns hábitos simples podem ajudar bastante:
- Use sacolas ecológicas/ecobags quando for fazer suas compras. Elas são grandonas e podem ser utilizadas muitas vezes. Crie o hábito de deixá-la sempre no seu carro ou num lugar à vista para não esquecer quando for às compras.
- A compra é muito grande? Use caixas de papelão. Você vai usar uma quantidade muito menor do que de sacolinhas e pode reutilizá-las depois ou doá-las.
- A compra é muito pequena? Coloque na bolsa ou leve na mão. Você não precisa de uma sacolinha toda vez que comprar pãozinho na padaria, uma pomada na farmácia ou um chocolate no supermercado. Seja consciente.
- Precisa usar as sacolinhas plásticas? Avalie a quantidade que vai usar. Coloque o máximo de produtos que conseguir em cada sacolinha para usar uma quantidade menor delas.
- Reutilize as sacolinhas que pegar para armazenar produtos ou descartar o lixo.
- Descarte-as corretamente: no lixo! Jamais jogue-as na rua, rios, praias ou na natureza.
Vamos fazer nossa parte? Dê o primeiro passo.