Você conhece o Kombucha?

Entenda o que é esse poderoso aliado da saúde e que tem ganhado tanto destaque

Kombucha é o nome dado a um tipo de chá fermentado que, assim como o Kefir, conta com características probióticas que podem fazer muito bem para a nossa saúde.

Nos últimos dois anos a procura pelo Kombucha cresceu absurdamente e já tem muita gente experimentando seus benefícios. Mas a história dele é antiga. Surgiu na China Antiga, há cerca de 2 mil anos, e era usado como um medicamento natural, de ação anti-inflamatória, cujo principal objetivo era tratar doenças.

Olha quantos benefícios ele oferece:
- Desintoxicante e antimicrobiano.
- Auxilia no processo do emagrecimento porque regula o apetite
- Combate a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite.
- Previne infecções e regula o trânsito intestinal, por combater bactérias e fungos causadores de doenças intestinais.
- Combate o envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes.
- Auxilia no processo da digestão, pela presença de enzimas.

Quer saber como preparar o seu? O primeiro passo é conseguir o SCOBY, uma colônia de leveduras e bactérias que nada mais é que o aglomerado destes microrganismos em uma massa de celulose, parecida com uma panqueca, e que é a responsável por fazer a primeira fermentação no processo de produção.

Geralmente, o SCOBY e o starter (chá fermentado) são doados por alguém que já produz Kombucha, pois, a cada fermentação, a colônia se multiplica e dá origem a uma nova Kombucha mãe. Mas existem locais que vedem o SCOBY com o chá já fermentado para você iniciar a sua produção.

Entenda como preparar:
1 - Separe ao SCOBY e 100mL do líquido que vem com ela (starter).
2 - Prepare 1L do chá de sua escolha e adoce a gosto. Deixe esfriar antes de colocar em contato com o Kombucha.
3 - Misture tudo em um recipiente e feche-o com a ajuda de um pano limpo e um elástico.
4 - Guarde em local protegido do sol por 2 dias.
5 - Prove o sabor do fermentado, que deve não ficar tão doce e nem tão com toques de vinagre. Se não estiver do seu gosto, feche e aguarde mais dois dias de fermentação.
6 - O processo completo de fermentação pode variar entre 5 e 15 dias e, por isso, você deve ter paciência e prová-lo sempre para garantir que o sabor está de acordo com o desejado.
7 - Alcançada a fermentação desejada, é hora de colocar 90% do líquido produzido em outro recipiente e começar a saborizar o mesmo. Use frutas, especiarias e até grãos de café, se desejar. Existem muitas receitas na Internet, fica a dica. ;)
8 - Feche o recipiente com uma tampa e deixe fora da geladeira para finalizar a fermentação e produzir uma pressão interna, que é a responsável por sua efervescência. Quando isso acontecer, leve à geladeira e consuma gelado.
9 - Os 10% do líquido produzido no começo (starter) deve ser guardado para futuras produções. Você pode usá-lo para reiniciar um processo de desenvolvimento de bebida ou colocar mais 500mL de chá e guardá-lo para uma nova oportunidade

Mantenha sempre seu SCOBY com os 500mL de chá em um local longe do sol (na geladeira ou não). Deixe-o fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar. Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique “vinagrado”.
Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo, ok?

Lembrando que o Kombucha realmente faz um bem danado à saúde, mas não faz milagres. É importante associar seu consumo a hábitos de vida saudáveis e equilibrados. E para adicioná-lo de maneira correta e saudável à sua alimentação, é importante falar com um nutricionista sobre o assunto.

Todas as notícias